PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Saturday, October 20, 2007

ARARUTA DA CARQUEIJA

ARARUTA
“A araruta é uma planta originária das regiões tropicais da América do Sul, a qual, infelizmente, está em via extinção”. Na região do Maciço de Baturité, era comum a produção caseira de araruta, sobretudo para o preparo de mingau das crianças A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento preocupada com a participação da araruta na tradição da culinária brasileira publicou recentemente uma cartilha sobre araruta, tentando assim resgatar a sua cultura em nosso país
Segundo a jornalista Isis Breves, da EMBRAPA,”a indústria alimentícia ao invadir os domínios da cozinha doméstica, substituiu o polvilho de araruta pelo o de mandioca ou pela farinha de trigo ou milho, prejudicando assim o cultivo daquela planta. Porém, houve um tempo, em que as donas de casa preparavam biscoitos, brevidades, mingaus e bolos, de araruta.” Ainda segundo a jornalista, “a sabedoria popular, a araruta tem vários usos medicinais, mas é na culinária que o uso desta planta se destaca, recomendada para pessoas com restrições alimentares ao glúten (doença celíaca). O polvilho da araruta tem uma leveza inigualável. Por isso os biscoitos derretem na boca. A cartilha aborda as técnicas de plantio, adubação e cultivo da araruta até o preparo caseiro do polvilho e as receitas deliciosas que podem ser feitas.”
Somos testemunhas de parte dessa história, pois nossos avós e nossos pais cultivavam a araruta. Hoje ainda encontramos araruta em nossa propriedade, plantada pela minha avó, lá pela década de 40 do século passado, resistindo à secas e estiagens ocorridas nesses quase 80 anos.O exemplo da resistência da araruta e a vontade de resgatar o seu cultivo em nossa localidade, Carqueija dos Alves, Capistrano, nos está impondo um desafio: plantar araruta consorciada com o cajueiro. Assim estaremos contribuindo com o resgate dessa cultura em nosso meio.
Para contribuir com a divulgação da ARARUTA, como parte deste projeto de resgate de sua cultura, criamos um blog com informações colhias na EMBRAPA e também de nosso projeto, que colocamos à disposição dos interessados: www.ararutadacarqueija.blogspot.com. Esperamos assim, está contribuindo com o resgate da agricultura familiar e da culinária de nossa região, especialmente em relação à cultura da araruta.
FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVE
CAPISTRANO CEARÁ

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos