PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Wednesday, March 05, 2008

MANIFESTO DO PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Por uma nova opção para a reitoria da UECE. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

A comunidade acadêmica da UECE, apesar das limitações que lhe são imposta pela legislação, em relação à escolha do seu reitor, que a limita à escolher uma lista de três nomes para escolha do governador, tem mais uma oportunidade de fazê-la bem e de modo autêntico, no próximo mes.
No cenário que está se formando poucas são as novidades. Primeiro não se sabe ainda ao certo quem são os pré-candidatos, a única pré-candidatura a se declarar publicamente, desde novembro de 2007, foi a nossa, com carta circular à comunidade ueceana e nossos em nosso blogs. Portanto não se sabe ainda quantos são os candidatos, mas pelo que se ouve falar, não há mudanças, ou as mudanças são poucas. São eles e elas: reitores de ontem e de hoje, pessoas que já tiveram oportunidade de mostrar a sua capacidade, não só de gestão mais principalmente de diálogo. No caso específico do atual reitor, se não disputar, indicará seus auxiliares diretos para concorrer, sejam eles: diretores de Centros e Faculdades, pró-reitores e assessores da atual gestão, que nestes quatro anos, comungaram de tudo o que está aí, de todas as dificuldades vividas pela universidade, e pelo visto, pouco fizeram para mudar o “status quo” da UECE. Ou seja as candidaturas que se desenham nos levam a pensar que muitos querem uma repetição da eleição anterior. Isso não é bom. É necessário que surjam candidaturas novas, independentes, livres de compromissos oriundos de conchavos político eleitoreiros.
Urge que surjam candidaturas da gestão atual e nem da anterior. Qualquer professor ou professora da universidade, com tempo de serviço e formação compatível pode ser candidato a reitor(a) ou a vice reitor(a).
Portanto companheiros e companheiras alunos e alunas, professores e professoras, funcionários em geral, não é verdade que para ser reitor, necessariamente tenha que está no poder, (ser pró-reitor, diretor de centro ou faculdade ou presidir ou coordenar alguma comissão ou alguma instância na universidade) tenha que necessariamente fazer parte dos grupos atual e anterior, no poder na UECE. Pelo contrário, é preciso experiência nova, é preciso apostar no novo, no diferente e os que estão aí postos, dirigentes da atual e da gestão anterior, não tem nada de novo.
Por isso muita reflexão por parte de todos os que fazem a UECE na hora de escolher o seu candidato a reitor, aposte no novo, e nossa pré-candidatura é uma opção diferente para a UECE. Nós já começamos diferente, colocando nossas propostas publicamente e as colocando em discussão, para que cada um possa criticar, divergir, sugerir, acrescentar e em resumo: participar, ajudar a construir um programa democrático e participativo para a UECE.
Temos dito que nossa pedra angular será o diálogo. Só o diálogo tem a força de reconstruir a UECE. Diálogo com os alunos, com o corpo docente, com os servidores técnico administrativos, com a sociedade e com os governos: municipais, posto que a UECE está em vários municípios, estadual por ser mantida pelo governo do estado e federal por ser uma instituição de ensino superior. Estamos preparados para dialogar e para colocar em prática os resultados desse diálogo. Somos a única pré-candidatura com este perfil. Analise bem e verá que estamos certos em afirmarmos isso.
Venha fazer parte desta onda que se propaga a cada minuto ampliando lentamente, mas na velocidade certa, por toda a universidade. Ajude-nos a formar a nossa chapa, sugerindo ou se colocando (porque não?) como o nosso ou a nossa companheira de chapa, contribuindo com propostas para o nosso programa e contribuindo, também, com a divulgação de nossas mensagens junto aos que estão no seu círculo de atuação.
Vamos mostrar que temos autonomia, que não temos medo de ousar, que não queremos repetições, que queremos experimentar o novo. Com o seu apoio silencioso, mas consistente, nós vamos chegar lá, com os pés no chão, com muita vontade de trabalhar e com uma forte decisão de mudar o cenário atual.
Nem os que estão de plantão hoje nem os que estavam ontem, “uma nova mudança, em breve, vai acontecer.”
Um grande abraço,
Até a vitória!

Professor Francisco Artur Pinheiro Alves
Pré-candidato a reitor da UECE

Comente este texto. Dê a sua opinião. Participe das discussões de nossas propostas. Acesse nossos blogs e endereço eletrônico:

www.futurodauece.bolgsopt.com
www.programartur.blgspot.com
arturcandidatoareitoruece@yahoo.com.br

Nosso contato por celular: 9904 6903

1 Comments:

  • A Uece precisa de um Reitor, aberto ao dialago, que conheça as raízes do Movimento Estudantil, que já lutou pelos direitos dos professores,conhece a fundo a realidade combalida da nossa sociedade, está pronto pra ser combatido e combater aqueles que não querem uma educação de qualidade no nosso Estado. RUI ARARIPE REITOR!

    By Blogger Unknown, at 7:14 PM  

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos