PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Saturday, January 12, 2008

DISCUTINDO A POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO DA UECE

O desenvolvimento do Estado do Ceará, passa necessariamente pela interiorização plena do ensino superior. É inadmissível, para quem quer o desenvolvimento do Ceará de forma mais homogênea, que ´possa pensá-lo, sem a presença da universidade.
A UECE nos seus 30 anos de existência, foi a universidade com maior raio de ação no interior, chegando a cobrir quase a metade do estado, com campus fixos, a saber: região metropolitana de Fortaleza, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns, Sertões de Crateús, Região do baixo Jaguaribe, Região centro Sul e Costa Leste.
A presença da UECE em algumas regiões desde a sua fundação, garantindo o acesso de populações interioranas ao ensino superior, é uma demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e equilibrado do Estado do Ceará..
Outros estados nordestinos tiveram o privilégio de interiorizar o ensino superior público federal desde a implantação de suas universidades federais. O Ceará, ao contrário teve a sua universidade Federal implantada na década de 1950, mas somente a partir do final da década de 1990 é que inicia um lento processo de interiorização do ensino superior público federal, ainda assim com apoio de universidades estaduais. Neste intervalo a UECE vem suprindo a lacuna do ensino superior ao lado ad UVA e da URCA, sendo que a sua expansão para o interior se deu de forma consolidada, com suas faculdade, e cursos permanentes, fixos e legalizados.
Neste contexto, as faculdades do interior da UECE merecem toda a atenção da administração superior, do Governo do Estado e da sociedade cearense. É preciso consolidar os avanços obtidos nestes anos de luta e suprir as necessidades imediatas, de médio e de longo prazo, para que as regiões assistidas pela UECE possam ter, nela, um parceiro na construção do seu desenvolvimento. É preciso compreender que o processo de desenvolvimento do estado do Ceará carece de equilíbrio entre as regiões. A capital caminha para um processo de exaustão sócio ambiental, o interior precisa reunir as condições necessárias ao seu desenvolvimento, com qualidade de vida para a sua populações e, neste cenário, a universidade e em particular a UECE, tem muito a oferecer.
Mas para tanto é preciso uma estrutura mínima para suas faculdades e cursos, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão e sobretudo para o pleno desenvolvimento de sua atividade principal, o ensino. É necessária e urgente a aquisição de livros para as bibliotecas, a instalação e manutenção de laboratórios, a construção e manutenção de edificações compatíveis com as suas atividades É igualmente necessário a aquisição de professores e de funcionários com qualificação adequada para estas faculdades. É portanto necessário e urgente uma política de interiorização adequada às demandas das faculdades do interior e de suas regiões.
É assim que compreendemos, por experiência própria, que deva ser a futura gestão superior da UECE, bem como dos órgãos governamentais do estado, no caso específico da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, em relação à política de interiorização. É preciso ter a compreensão da importância da interiorização do ensino superior para o estado do Ceará e para tanto investir maciçamente nesta área fortalecendo essa política em todos os seus aspectos.

Prof.Ms.Francisco Artur Pinheiro Alves
Pré-candidato a reitor da UECE.


Dê a sua opinião sobre este texto e Dê as suas sugestões para a política de interiorização da UECE. Faça seu comentário em nossos blogs:
www.futurodauece.blogspot.COM;professorartu.blogspot.com, ou, se achar melhor, envie seu e-mail para: arturcandidatoareitoruece@yahoo.com.br
Sua opinião é importante para nós.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos