PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Sunday, February 10, 2008

FORMAÇÃO DA REDE UECE: PROBLEMAS E DESAFIOS

No final da década de sessenta, sob a liderança da igreja Católica, nasce a Faculdade Dom Aureliano Matos, que com a criação da UECE, na década de 1970, é incorporada à esta. O mesmo ocorreu com a Faculdade João XXIII em Quixadá, nascida de movimento local com forte apoio do primeiro bispo de Quixadá, D. Rufino Rego. A Faculdade João XXIII tinha como mantenedora a Fundação Educacional do Sertão Central – FUNESC, presidida pelo Prof. Luis Osvaldo, então secretário de educação de Quixadá. Em 1983, no início do governo Gonzaga Mota a FUNESC é incorporada à UECE e na seqüência histórica surge a FECLESC.
Em Iguatu movimento semelhante fez surgir a atual FECLI, criada inicialmente por lei municipal e no mesmo ano também incorporada pela UECE. Além da incorporação dessas faculdades iniciadas por movimentos locais, no ano de 1983 foram criadas outras unidades da UECE nas cidades: Icó, Crateús, Itapipoca, Redenção, Ubajara, destas, sobreviveram somente Crateús e Itapipoca, as demais, por diversos motivos e por não haver uma base local de apoio, um movimento mais consolidado, desapareceram.
No reitorado do prof. Paulo de Melo Jorge Filho (Petrola), a UECE, mais uma vez amplia seu raio de ação no interior. Foram criados o CECITEC em Tauá e mais três campi avançados nas cidades de Baturité, Senador Pompeu e Pentecoste. Das quatro unidades criadas, apenas o CECITEC, se consolidou e hoje é uma realidade na cidade de Tauá, que diga-se de passagem, tem crescido a passos largos entre aquele período e hoje.
A realidade destas faculdades, como dos campi da UECE, em Fortaleza, são de muitas carências. Prédios necessitando de reformas e uma boa manutenção, bibliotecas em condições precárias tanto fisicamente como de acervo, laboratórios em igual condições e poucos recursos de custeio para manutenção da grande rede que é hoje a UECE.É preciso recursos, criatividade, liderança, diálogo interno e externo além de uma boa gerência para superar tantos obstáculos.
Dentre outros, este é um dos grandes desafios que o próximo reitor da UECE tem pela frente.De nossa parte estamos conscientes deste desafio.
Comente este texto. Envie suas críticas e sugestões. Nosso e-mail é: arturcandidatoareitoruece@yahoo.com.br
Nosso blog é:
www.futurodauece.blogspot.com
Contamos com sua colaboração e participação.

Fortaleza 10 de fevreiro de 2008
Prof. Ms.Francisco Artur Pinheiro Alves
Pré-candidato a reitor da UECE

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos