PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Friday, January 16, 2009

FESTA DE REIS MAGOS EM ASSUNÇAO

A festa dos reis em Assunção é comemorada de forma diferente que no Nordeste do Brasil. Na verdade não há folia de reis propriamente, no entanto a data não passa despercebida.
No reisado os brincantes pedem presentes. Quando se chama o grupo para brincar, se paga um cachê, além de agradar com, no mínimo um lanche. Além disso os brincantes pedem dinheiro aos assistentes, tanto diretamente, como oferecendo rpodutos da brincadeira tais como: sangue do boi, a língua do boi, o ovo da pinta etc.
Em Assunção a festa ao que parece é familiar, uma extensão da festa de natal. Quem pede presente são as crianças, aos reis magos, que logicamente são representados pelos pais. Neste caso são reis magos fazem as vezes no papai Noel, que tomou conta do comércio no natal.
Veja como torres descreve o dia dos reis no Paraguai:

“Desde dias antes los ninos mayores escriben a los Reyes Magos haciendo sus pedidos de regalos que desean que lês tragan. Estas cartas son entregadas a los padres para que ellos lãs envien, o son depositadas em los buzones de los correos, sin estampillas case siempre. Contábanme vários encargados de oficinas de los correos de la campana que despues del 6 de enero debian destruir varias cartas dirigidas a los três reys”


Na verdade, ao que parece, há no Paraguai, diferentemente do Brasil, uma tradição de dar presentes às crianças dia de reis. Ou seja faz-se uma relação entre a entrega dos presentes pelos reis magos ao menino Jesus, presenteando-se as crianças neste dia.
O jornal ABC de assunção, em sua edição de 07 de janeiro de 2009, traz uma matéria de página inteira, com a seguinte manchete;
“ Ninos recibieron ayer ofrendas de los Reys: Melchor, Gaspar, y Baltazar, llegaron ayer cargados de mucha emoción, paz, amor e obséquios. TRAJERON SU HERMOSO MENSAJE DE TRADICIÓN, com ofrendas al nino Dios y encuentros familiares. Siguen lãs celebraciones”

A matéria segue com relato de várias festas em fundações de amparo a crianças, hospitais e instituições governamentais e ongs, que trabalham com crianças. No final da página o jornal destaca a participação da primeira dama do pais, senhora, Mercedes Lugo, na entrega de agasalhos às crianças de um hospital infantil.
Esta matéria reforça o que o autor afirma de ser o dia de reis uma data em que as crianças paraguaias esperam seus presentes, como as crianças brasileiras, por força da mídia esperam os presentes do papai noel.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos