PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Saturday, April 05, 2008

PROCEDENDO EM CASO DE VACÂNCIA DE DIRETOR OU VICE DIRETOR DE CENTROS E FACULDADES NA UECE

DECRETO No 25.966, de 24 de julho de 2000
DISPÕE SOBRE A APROVAÇÃO DO
ESTATUTO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO CEARÁ - FUNECE E DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ -
UECE.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ...

Art. 45§ 5o - Em caso de impedimento simultâneo ou vacância de ambos os cargos, será chamado, ao exercício da Diretoria, o Coordenador de Curso regular de Graduação ou de Pós-Graduação stricto sensu acadêmica, do respectivo órgão, com mais tempo de serviço na UECE.

As críticas feitas pelo prof. Rui Araripe à legitimidade da nomeação do vice-diretor do Centro de Himanidades, estão baseadas no art. 45 § 5°, que dispõem sobre a vacância do cargo de diretor e vice diretor de Centro e Faculdade.

Entende-se que no caso, deveria ocupar a vacância do cargo a coordenadora ou o coordenador do curso de graduação ou pós graduação srticto sensu com mais tempo na UECE( que nem sabemos quem é) e não a nomeação de um professor indicado pela diretora, mesmo aprovado pelo Conselho de Centro.
É uma regra simples na República:
O presidente da Câmara é o segundo vice-presidente, ou seja o terceiro na hierarquia da República;
O presidente da Assembléia Legislativa é o segundo vice-governador, ou seja o terceiro na hierarquia do estado;
Então, seguindo a tradição republicana, é que foi aprovado o parágrafo 5º do Estatuto da UECE.

Mesmo com as explicações da nota distribuída pelo prof. Marcos Colares, nós ainda continuamos a defender a tese de que o Estatuto da UECE não foi cumprido neste caso da nomeação de um vice-diretor “pró-tempore”

Mas isso não é motivo de se chamar um colega de palhaço, como fez o senhor vice-diretor, no debate naquele centro, no momento da fala do candidato, desrespeitando as regras do debate e demonstrando não ter controle emocional que o cargo requer.
Ademais, a crítica feita pelo prof. Rui, ainda que no calor do debate, é de caráter institucional e não pessoal.
Fica portanto, a critério dos companheiros: professores, estudantes e funcionários da UECE e do CH em particular, julgar quem está com a razão neste episódio, que aflorou agora no período eleitoral, o que é natural nestes processos.

Atenciosamente,

Artur Pinheiro
Candidato a vice-reitor
CHAPA 1

1 Comments:

  • Especial: Eleições UECE

    As eleições para reitoria da UECE acontecem de quatro em quatro anos. No entanto, até na Universidade não ocorre uma eleição plena. Primeiro porque os votos têm pesos desiguais. Valores que evidência a diferença entre professores, alunos e servidores técnicos administrativos. O voto dos professores vale 75%, o dos estudantes e técnicos administrativos vale 15% cada um. Acima disso tudo são escolhidos os três candidatos mais votados para esperar a nomeação e boa vontade do Governador, que pode escolher qualquer um dos três, sem o respeito devido ao vencedor da consulta na Universidade, e muito menos com os alunos e servidores eleitores...
    ...Participamos do que era para ser um debate. Fizemos um comparativo entre as campanhas dos candidatos, e como se comportaram no debate. Veja, ou melhor, aprecie:

    + Nos RastreadoreS de ImpurezaS
    http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

    By Blogger RastreadoreS de ImpurezaS, at 11:08 AM  

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos