PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Sunday, August 02, 2009

ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS DO CEARÁ.

Aconteceu nesses dois dias sexta 31 e sábado 1º, mais um encontro do Sistema Estadual de Museus. Criado na Gestão da Profª. Cláudia Leitão, na SECULT e dado continuidade pelo Secretário profº. Francisco Auto Filho, o SEM é o resultado do esforço de todos os que militam na área de museus no Ceará, sobretudo na gestão pública, para fortalecer, o setor.
O encontro do SEM foi mais uma etapa nesta luta empreendida com muita força de vontade por todos aqueles envolvidos nesta tarefa nada fácil por este Ceará á fora. São pessoas valorosas, embuídas do mais alto espírito público, que se dedicam e lutam pela preservação da memória cearense, nos mais diverso níveis. Todos sabem que unidos, trocando informações, cooperando-se mutuamente, é a única saída para superar as dificuldades que o setor enfrenta, num país onde a cultura ainda não tem o lugar que merece.
Na fala do secretário Auto Filho, dia 31, ele deixou bem claro a necessidade de todos os setores ligados à cultura devem se unir, devem militar por uma “política republicana de cultura” para o Brasil. Neste sentido ele defende a necessidade de uma legislação que vincule pelo menos 3% dos impostos federais, 2% dos impostos estaduais e 1% dos impostos municipais, sejam destinados a um fundo de cultura que teria, também, nos três níveis federativos.
Já os grupos temáticos em suas conclusões, defenderam inúmeras propostas de fortalecimento do sistema de museus do Ceará, com destaque para editais voltados especificamente para os museus, formação, apoio técnicos, dentre outros. Segunda a diretora do Museu do Ceará, Profª. Cristina Holanda, as propostas aprovadas na plenária final, serão submetidas a uma comissão de redação e enviadas a todos os participantes do encontro, para se manifestarem e, finalmente, serão divulgadas e encaminhadas às diversas instâncias de poder e a todos os membros da rede.
O instituto Calumbi esteve presente ao encontro, e na oportunidade, no intervalo para o cafezinho, entregou o folder do Curso de Pós Graduação em Museologia, da Faculdade Vale do Jaguaribe, sob sua coordenação, que acontecerá em Maranguape, no Colégio São José, com previsão de início para outubro próximo. A proposta foi bem recebida por todos e mereceu elogios de pessoas como a Profª Simone Sousa, esta incansável batalhadora da História em nossa cidade, presente ao encontro.
Parabéns aos organizadores do encontro, aos seus participantes e a todos que contribuíram para a sua realização. A luta continua companheiros.
Profº Francisco Artur Pinheiro Alves – Participante ouvinte do encontro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos