PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Thursday, May 28, 2009

O MUSEU MUNICIPAL DE CAPISTRANO ESTÁ FECHADO


O museu é um espaço de visitação pública, um equipamento de atração de visitantes,sejam eles locais ou de outras cidades. O museu é também um espaço educacional, onde crianças e jovens a ele recorrem, acompanhados por seus professores, para conhecer um pouco da história e da memória de sua gente, de sua cultura de sua cidade. O museu é enfim, um equipamento múltiplo: educativo, turístico, cultural e sobretudo de preservação patrimonial.
Diante de tantas qualidades, o museu, enquanto espaço público, pertence ao povo do lugar, é um de seus patrimônios. Por sua vez o povo deve lutar, cotidianamente para que este espaço que é seu, seja preservado. Mais ainda deve lutar para que este espaço, que é seu. Seja cuidado e bem cuidado. Para tanto o povo deve exigir de seus representantes, por ele eleito democraticamente, assumam esta responsabilidade. Os representantes do povo, estruturados nos poderes Executivo e Legislativo, são os únicos a quem este povo deve cobrar, pela manutenção do patrimônio público. Numa outra dimensão, por proposta de Volteare, o povo tem mais um poder na esfera do estado, complementando a estrutura de poder, para exercê-lo em seu nome: o Judiciário. Este tríodo forma a estrutura de poder moderno, sendo que o soberano, na concepção Rousseau, é o povo.
Este foi o modelo adotado pelo Brasil e vigora em todos os recantos do pais, assegurado pela Constituição da República (coisa pública), que diz no seu capítulo inicial “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”.
Estivemos dia 26 na sede (de Capistrano), em plena quarta feira vimos o Museu Municipal fechado, ficamos refletindo: Que terá acontecido para que o nosso museu não esteja aberto? Qualquer que seja a razão, é preocupante. Como cidadãos e pessoas do povo devemos nossos indagar de nossos representantes qual a razão de tamanha e lamentável decisão.
Por coincidência, a semana passada 18 a 23 de maio, comemorou-se com ampla programação, a SEMANA DO MUSEU. A Secretaria de Cultura do Estado através do Museu do Ceará, foi a responsável pela organização dos eventos. Não sei se todos sabem, mas o Museu Municipal de Capistrano faz parte da Rede Estadual de Museus.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos