PROFESSOR ARTUR PINHEIRO

Monday, September 07, 2009

FÉ, DEVOÇÃO E TRADIÇÃO EM CAPISTRANO

Madrugada de domingo em Capistrano. 4 horas da manhã o sino da Igreja matriz toca lentamente. O som das badaladas invade todos os espaços de seu entorno. Com pouco tempo, vão saindo pessoas das casas, umas solitárias outras em grupo, todas caminham para a igreja.
4:30, os preparos da caminhada estão concluídos. O som foi testado, faz-se um pequeno ensaio dos cânticos e começa uma nova caminhada com Maria, hoje para o zonal 10, na rua do Meio. Sim este é o nome da rua, por ficar entre a rua Videlina e a rua do Trilho. Aos som de cânticos intercalados com mistérios do texto, uma grande quantidade de pessoas caminha pelas ruas da pequena cidade, tendo a frente o andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Mais pessoas acompanham, o andor é carregado por 4 pessoas que se revezam de vez em quando. Todos querem participar.
Um cântico chama a atenção dos que ainda estão em casa: “Mãe da Igreja! , passa por aqui!, ôôô! Maria! passa por aqui!”. ôôô! Maria! passa por aqui!”.
Chegada ao local o cortejo é recebido com muitas palmas. Faz-se uma recepção em orações, reza-se mais um pai nosso, canta-se o hino de aclamação ao Evangelho que é lido em seguida. O pe. Lembra da passagem das bodas de Cana, onde Maria disse; “ façam tudo que ele disser”.
Terminada a pregação, dia claro, agora é hora da confraternização. O café da manhã está apostos. Muito café, chá, bolos de toda qualidade, pão etc. Todos comem á vontade, mas ainda sobra. A rua do Meio é uma comunidade pobre, mas sabe receber as pessoas, da-lhes o melhor e com abundância.
Termina mais uma caminhada matinal com Maria em Capistrano. Serão 9 dias de atividades: manhã, tarde e noite. Pela manhã a caminhada com café comunitário, à tarde tem o momento da graça, às 15 horas e á noite a missa na matriz ás 7 horas da noite. È a chamada novena. Os católicos locais vão todas as noites. A Igreja é lotada. Na última noite a missa será campal, pois a igreja não comporta. A festa será encerrada com o Círio de Nazaré, dia 8 de setembro, às 17 horas. Após a procissão mais uma missa campal celebrada pelo bispo diocesano de Quixadá, dom Ângelo.

Prof. Artur Pinheiro
Colaborador

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 
póquer
video poker casinos